A educação profissional deve formar os colaboradores para o processo produtivo de nossas empresas e cada curso está referido a uma área específica da atividade laboral, a um processo de produção.
Saber em qual parte de todos os processos que existem em nossas empresas precisam de maior investimento nos colaboradores é o primeiro passo razoável para a definição de como deve ser a construção das condições de preparação dos indivíduos para o exercício de suas atividades no processo.
A Exponencial® decidiu pelo caminho de criar uma metodologia de análise dos processos de trabalho que gerasse uma matriz de funções e sub-funções para cada uma das áreas ou famílias profissionais previamente definidas e, em seguida, construir uma matriz de competências e habilidades para por fim chegar a real necessidade de treinamentos da empresa.
Uma excelente matriz referencial de competências de nada vale se o projeto para a formação dos colaboradores não for organizado em torno dela. A lógica da educação profissional deve ser a da mobilização para a construção das competências necessárias para a atividade a ser desenvolvida na empresa sem se esquecer do colaborador como indivíduo. Este processo garante um aprender a aprender e um aprender a fazer.
Além deste tratamento diferenciado e individualizado para cada empresa, também contamos com treinamentos abertos ao público em geral e que também podem ser ministrados “In Company”.